domingo, 29 de novembro de 2009

Série Metal Gods: MANOWAR (continuação)

...


Após Kings Of Metal, a banda entrou em um processo de estagnação criativa (na minha opinião, claro), e nunca mais lançou um álbum realmente muito bom como os primeiros, apenas álbuns legais, com músicas grudentas e feitas para agitarem os shows, sendo que os 2 últimos (Warriors Of The World e Gods Of War), são os mais fracos da carreira dos Kings.

Além da queda na qualidade das composições, a banda ficou muito “preguiçosa”, pois lançavam 1 disco por ano no começo da carreira (inclusive dois no mesmo ano, Hail To England e Sign Of The Hammer), e a partir da década de 90 entraram em um ritmo de 1 álbum a cada 4, 5 anos, e um monte de vídeos ao vivo nesse meio-tempo.

Aliás, falando em vídeo ao vivo, os shows da banda são uns dos melhores de Heavy Metal! A produção dos shows, a energia das músicas ao vivo e a devoção dos fãs tornam um show do Manowar divertido até pra quem não gosta. Recomendo o dvd The Absolute Power, pra quem quiser conferir.

Enfim, o Manowar é uma banda muito importante para o Metal, mesmo com todos os defeitos que tem. Uma banda que influenciou muitas dessas que surgem hoje e que, com certeza, deve ter sua discografia (principalmente os 4 primeiros, repito) analisada com carinho por qualquer headbanger.

Ano que vem provavelmente tocarão no Brasil, eu é que não vou perder!





Ficha

Line-up atual:

Eric Adams (vocal, na banda desde o começo): um dos melhores vocalistas de HM do mundo! Eric dá um show de interpretação e de potência em todas as músicas da banda. Canta pra cacete!

Joey DeMaio (baixo, fundador da banda): o ‘cabeça’ do Manowar, principal compositor da banda, além de cuidar de toda a parte de negócios. Seu estilo de tocar é bem peculiar, com o baixo muitas vezes tomando o lugar da guitarra nas bases e dedilhados, o que talvez seja a característica mais marcante no som do Manowar.

Karl Logan (guitarra, na banda desde 1994): consegue levar bem as músicas antigas, e não compromete nas novas, além de dar uma forcinha nas composições, um bom guitarrista, nada de espetacular.

Scott Columbus (bateria, entrou no Into Glory Ride, ficou até 1991, saiu por três anos e voltou): batera bem “durão”, não costuma criar linhas complexas e quebradas, mas tem uma pegada muito forte e se encaixa perfeitamente no som da banda.

Ex Integrantes:

Ross The Boss (ex guitarrista, 1980 a 1988): fundou a banda junto com Joey DeMaio e permaneceu até 1988, Ross foi o membro que mais colaborou com composições, sendo que, depois de sua saída, DeMaio praticamente monopolizou a autoria das músicas do Manowar. “O Chefe” pode ser inferior tecnicamente a Karl Logan e David Schankle, mas, na minha opinião, é O guitarrista do Manowar, seus riffs e solos casavam perfeitamente com a música da banda, além de sua valiosa colaboração na criação de grandes clássicos dos kings;

A formação do Triumph Of Steel (David Shankle na guitarra e “Rhino” na bateria, 1989 a 1994, sendo que Rhino entrou apenas em 1991): essa formação gravou o álbum Triumph Of Steel, são mais técnicos do que Ross The Boss e Scott Columbus, e o álbum é o melhor que a banda lançou dos anos 90 pra cá, mas, já sabem né, a formação original é minha preferida , rsrs.

Donnie Hamzik (bateria, 1981 a 1983): baterista muito bom e que toca bem pesado, gravou apenas o álbum Battle Hymns, mas podemos vê-lo tocando no já citado dvd The Absolute Power, que reúne todos os ex-membros no mesmo show. Eu fiquei surpreso, o cara toca muito até hoje, mesmo estando “inativo” desde que saiu do Manowar.

Melhor Fase: 1982-1988
Melhores álbuns: os 4 primeiros
Pior álbum: Gods Of War (2007)
Origem do nome: Man’o’war era o nome de um tipo de navio dos séculos XVIII e XIX.
Em atividade? Sim

Discografia:
Battle Hymns (1982), Into Glory Ride (1983), Hail To England (1984), Sign Of The Hammer (1984), Fighting The World (1987), Kings Of Metal (1988), The Triumph Of Steel (1992), Louder Than Hell (1996), Warriors Of The World United (2002), Gods Of War (2007).

2 comentários: