quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Balanço metálico 2009

E aí galera, após umas férias (mal começamos e já tiramos férias, rsrs), o blog está de volta!
Como está chegando o final do ano, farei aqui um balanço sobre os lançamentos de 2009. Resolvi não fazer uma simples lista de “melhores do ano” porque eu ouvi só uns 2% de tudo que foi lançado, acho que isso é algo mais indicado pra alguém que costuma acompanhar todos os lançamentos (coisa que eu definitivamente não faço, normalmente fico com minhas velharias). Portanto, me limitarei a comentar os álbuns que mais gostei esse ano, e alguns que me chamaram a atenção, mas não tive tempo de ouvir.

Vamos lá:


Heaven And Hell - The Devil You Know



F-O-D-A!
Seria impossível um disco lançado pelos caras que mais contribuíram para a formação do Metal (afinal, estamos falando de Black Sabbath) ser ruim, não acham?
O que ouvimos aqui são músicas muito bem compostas, absurdamente pesadas e magnificamente tocadas. Toda a banda está em ótima forma: Dio, que soube adaptar muito bem sua voz às limitações da idade, continua cantando MUITO; Geezer Butler é simplesmente um dos melhores baixistas que já existiram, Vinny Appice, apesar de muita gente falar mal, é um excelente baterista, que possui um estilo bem “econômico”, mas que adiciona muito peso às músicas e o MESTRE Tony Iommi dispensa quaisquer comentários, riffs que martelam a cabeça, e solos melódicos e cheios de feeling...é o REI da guitarra Heavy Metal!
Quanto às músicas: “Sabbazeira” clássica! Talvez um pouco mais arrastadas e “doom” do que o estilo adotado em Heaven And Hell e Mob Rules (1980/1982), aproximando-se bastante do som de Dehumanizer (1992) e também do som clássico da era Ozzy.
Não vou perder mais tempo descrevendo as músicas, se ainda não ouviu, OUÇA!
Em volume perfurador de tímpanos, claro...



Immortal - All Shall Fall



O Immortal é uma banda que eu gosto muito, tocam uma espécie de Black Metal épico, com muita influência de Heavy tradicional e de Thrash estilo 80’s. Após 7 anos parados, lançam esse álbum, que segue o estilo dos últimos (principalmente do Sons Of Northern Darkness, de 2002), porém as músicas estão mais cadenciadas, andando quase sempre em mid tempo. Algumas músicas copiam Bathory de um jeito descarado, mas qual o problema nisso? Uma banda foda que segue os passos de outra banda foda, nada melhor que isso...
Recomendo pra qualquer fã de Metal, não precisa dizer que não gosta de Black Metal, o som do Immortal tem competência pra agradar a qualquer pessoa que goste de Metal em geral...


Esses foram os álbuns de 2009 que eu mais gostei, no próximo post comentarei sobre mais alguns, e sobre um que me decepcionou, falô!

3 comentários:

  1. Preciso ouvir esse do DIO! Mto loca a capa por sinal =)
    Depois faz um post com os piores ehehe

    ResponderExcluir
  2. Melhores e mais esperados lançamentos do ano
    sem duvida

    ResponderExcluir