quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PONTOS CORRIDOS NÃO TEM EMOÇÃO? CONTA OUTRA!



Estamos chegando ao fim de mais um campeonato brasileiro, talvez o mais emocionante dos últimos anos, e, mesmo assim, a nossa querida Rede Globo tentou pressionar a CBF para que o campeonato voltasse ao antigo formato de mata-mata, com o argumento de que os pontos corridos não atraem tanto o público, por não ter muita emoção, e que, por isso, seus índices de audiência das transmissões do brasileirão vêm caindo nos últimos tempos. Só pode ser brincadeira né?
Quanto à audiência da Globo, vamos deixar esse assunto pra lá, nosso blog é sobre coisas interessantes apenas ;)
Mas, será que alguém acredita mesmo que o campeonato por pontos corridos não tem emoção?
Como pode um campeonato que foi marcado por muitas e muitas reviravoltas e surpresas desde as primeiras rodadas até o final não ter emoção? Estamos a duas rodadas do final e alguém pode garantir quem vai ser campeão? Além de São Paulo e Flamengo, o Inter encostou de novo e tem chances de levar o caneco, o Palmeiras (apesar de ter se tornado uma piada nessa reta final) também pode ganhar os dois últimos jogos e brigar pelo título, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Goiás, também foram fortes candidatos (só não conseguiram se sustentar na briga). Isso é falta de emoção?
E a briga pelo rebaixamento então, além dos times que estão na zona (Sport não conta, já está rebaixado), há outros três (Coritiba, Atlético-PR e Botafogo) que estão se segurando como podem para não cair! Será que os torcedores desses times não estão tendo emoção nenhuma nesse final de campeonato?
E as reações então? O que dizer do São Paulo, que após ser eliminado da Libertadores e demitir Muricy Ramalho, driblou a crise e hoje está na ponta da tabela? Eu mesmo, como torcedor são paulino que sou (hail!), não esperava muita coisa pra esse ano, e me surpreendi...
E o Fluminense, que era dado como morto no campeonato e conseguiu essa arrancada espetacular nas últimas rodadas e, se o campeonato tivesse começado no 2º turno, estaria entre os primeiros na tabela? Só está ainda na zona de rebaixamento porque acordou muito tarde.
Queria que a Globo me explicasse o que é emoção, pois acho que não sei o significado da palavra...

Concluindo, o campeonato por pontos corridos força os times a se planejarem e se estruturarem melhor, pois não é fácil manter a regularidade necessária pra brigar pelo título. Com isso, o nível do nosso futebol está subindo!
Não acho que seja certo um time que se classificou aos trancos e barrancos (Santos, 2002), jogar bem meia dúzia de jogos e ser campeão! Numa copa do mundo até vai, mas em um campeonato que acontece todo ano é outra história...

Esse post foi apenas para passar o tempo, já que a ‘treta’ já foi resolvida, a Globo abriu mão do mata-mata e em troca a CBF desistiu do plano de cortar os jogos às 21:50 de quarta-feira (queriam mudar o horário para as 19h).


Vai ficar tudo como está, enfim.

Tomara que não venham de novo com essa besteira no ano que vem...

2 comentários:

  1. E que emoção! Cogitam por aí que voltar para mata-mata é mesmo ideia da Globo para favorecer times cariocas, eu não dúvido... mas como vc disse vamos falar de coisas interessantes..
    Bom acho que Flamengo e Inter são os times que mais têm chances de vencer seus jogos, porém quem tem a faca e o queijo na mão é o SP, por isso só depende dele conseguir os resultados e mais uma vez levar esse campeonato.
    Agora falando de Fluminense, que sacolada ontem ein?! rs... Torço por eles na partida de volta, mais que vai ser difícil, se não impossível, isso vai.

    ResponderExcluir